domingo, 21 de abril de 2013

O meu refúgio

É no mar que me acalmo, é ali que a minha mente se desmaia das apreensões e de pensamentos tumultuosos e confusos. A imensidão do oceano transmite-me a existência de um além para lá do meu pensar, do meu desassossego, da minha angústia e ansiedade. É olhando o mar que procuro energias para abrandar de modo pacífico e controlado a rapidez dos meus entendimentos, pois de tão excessivos e penosos conseguem desgastar toda a minha capacidade de discernimento ou de razão. Por vezes, este estado de alma é  atropelado por turbilhões de pensamentos que me afastam da paz que necessito.
A brisa que sopra e que me aquieta de tão leve e fresca, o cheiro a sal e algas tempera as minhas ideias desengraçadas e sem teor, o som ritmado e único que provém das ondas a dispersar na areia é por demais calmante e descontraído, o reflexo da lua nas águas tranquilas nas noites mais quentes e amenas é panorama de tamanha beleza que me amorna o olhar e me brinda com uma sublime visão de perfeição, e o por do sol? Encantador, divinal.
 Sereno, agitado, ondas fortes, águas calmas e pacíficas,  de cor cinzenta azulada ou verde, é no mar que me abrigo, é para lá que vou quando preciso de paz interior, quando careço de raciocínio claro e sadio, quando a mente se esvazia de ideias e estas parecem não ter sentido, quando preciso de determinação e muita coragem para enfrentar as vicissitudes da vida, é sem dúvida no mar que me amparo e me descubro.
É ao mar que conduzo todo o meu pensar, os meus raciocínios e dele obtenho um gigantesco sopro de vida, de quietude. A bonança reina novamente nos meus pensamentos e desta vez com a clareza fundamental para dar continuidade ao momento e adaptar-me às circunstâncias. As minhas recordações, lembranças e ideias adquirem um novo ânimo. Fortalecida, renovada e completamente refeita das incertezas e angústias, a minha mente está límpida e repleta de paz. É no mar que me encontro.

1 comentário:

  1. sinto exatamente o mesmo. adoro o mar. e tu tenta fazer mais visitas ao mar. sao sempre reconfortantes. beijinhos.

    ResponderEliminar