quarta-feira, 6 de julho de 2011

ETC

            Esta espressão se é que podemos assim designar ou sigla,  provêm de origem latina  e significa que a frase ou ideia têm continuação, normalmente utilizamos no fim de uma frase e cada indíviduo poderá  continuar consoante as preferências e até modificar o sentido inicial.  Para relatar um episodio podemos iniciar de forma comum e destacar algumas caracteristicas, deixando o leitor pensar como terminar ou acrescentar conteúdo ao documentário, ou informação.
Como exemplo e para especificar vou inumerar algumas características de um ator famoso, George Clooney. Ele é, bonito ,elegante, excelente ator,charmoso, atraente, galá, inteligente, audaz  e como não me ocorre mais adjetivos, coloco ETC.
 Nesta descrição é possível reunir ainda outras competências sobre esta personalidade mas, nada mais conveniente, quando não nos ocorre o que escrever e dispomos de uma sigla que na utilização traduz tudo o que não somos capazes de escrever ou dizer. Desta forma o leitor pode direccionar o registo até onde a sua imaginação o conduzir, o que neste caso em particular, não será difícil traçar adjectivos e atributos. Aqui o ETC leva a supor e conceber conceitos sobre o desconhecido no entanto tão frequente.
 Pessoalmente prefiro ”entre outros” para terminar as frases, pois de outro modo o sentimento que é transmitido é de insuficiência, de incapacidade para descrever o que não conhecemos, de expressar um continuar que não conseguimos exprimir ou evocar ou ainda de que modo vai concluir o texto ou a frase.
Resumidamente quando alguém escreve “ETC” ou está com preguiça ou tem pouco vocabulário.

Sem comentários:

Enviar um comentário